SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Avaliação de Bem-Estar Psicológico e Sintomas Depressivos em Idosos SaudáveisPercepções Maternas Sobre o Tornar-se Avó no Contexto da Gravidez na Adolescência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PESCE, Luisa Ruzzarin  e  LOPES, Rita de Cássia Sobreira. "O Lado B da Maternidade": Um Estudo Qualitativo a partir de Blogs. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 205-230. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.50825.

O presente estudo teve como objetivo compreender o que foi denominado pelas mães, nas redes sociais, de "Lado B da maternidade". Foi realizado um estudo qualitativo envolvendo falas de mães, ao longo do primeiro ano de vida do bebê, extraídas de 101 blogs, que tinham como tema central o "Lado B da maternidade". As falas das mães nos blogs foram analisadas por meio de análise temática e expressaram sentimentos de desamparo, solidão e ambivalência, característicos do período de dependência. Há um confronto das expectativas sociais idealizadas em relação à maternidade com a experiência materna cotidiana com o bebê, que acaba gerando na mãe, também, sentimentos de culpa por não estar correspondendo ao ideal social. As mães relataram dificuldades em lidar com as exigências que perpassam sua vida pessoal, social e conjugal. Os resultados sugerem que nos espaços de blogs com referências explicitas ao "Lado B" da maternidade as mulheres falam sobre aquilo que, normalmente, permanece oculto e negado no discurso social, rompendo, assim, com a visão idealizada da maternidade. Poder falar livremente sobre aspectos da experiência da maternidade usualmente cindidos e negados - o lado B da maternidade -, oportuniza, para além do alívio, diminuição de angústia e de culpa.

Palavras-chave : lado b da maternidade; transição para a maternidade; relação mãe-bebê; blogs.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License