SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1"The B-Side of Maternity": A Qualitative Study from BlogsThe Use of the Digital Game "Hospital Mirim" as Coping with the Invasive Procedure author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

DEUS, Meiridiane Domingues de  and  DIAS, Ana Cristina Garcia. Percepções Maternas Sobre o Tornar-se Avó no Contexto da Gravidez na Adolescência. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 231-250. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.50828.

O presente estudo objetivou conhecer as percepções de 12 mulheres na faixa etária dos 29 aos 55 anos sobre o processo de tornar-se avó no contexto da gravidez adolescente. As informações foram coletadas em quatro Unidades Básicas de um município do Interior do Rio Grande do Sul por meio de entrevistas semiestruturadas. As análises das informações basearam-se no modelo teórico da Grounded Theory. Os resultados evidenciaram que o momento de tornar-se avó foi permeado por sentimentos e pensamentos negativos e positivos. As participantes não imaginavam que seriam avó neste momento de suas vidas. Para elas, ser avó é ser uma segunda mãe da criança. Ressalta-se a necessidade de maior atenção aos familiares envolvidos no contexto da gravidez adolescente, o que pode contribuir para entendimento da dinâmica familiar dos adolescentes, aspecto importante no planejamento, controle e execução de programas e intervenções de prevenção à gravidez na adolescência e estímulo da participação dos pais nas ações e orientações relativas a conversar sobre sexualidade nesta fase da vida. Sugere-se a realização de estudos com a percepção das avós maternas e paternas, bem como os avôs maternos e paternos no contexto da gravidez adolescente.

Keywords : avós; gravidez na adolescência; teoria fundamentada.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License