SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Maternal Perceptions About Becoming Grandmother in the Context of Teenage PregnancyA Mathematical Model Proposal to Cost Reduction During Psychodiagnosis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

FURTADO, Kamilla Regatieri; DIAS, Tatiane Lebre; MARCHETT, Alice  and  NUNES, Eunice Pereira dos Santos. O Uso do Jogo Digital "Hospital Mirim" como Estratégia de Enfrentamento à Procedimento Invasivo. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 251-267. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.50831.

Os procedimentos invasivos que envolvem agulha são capazes de provocar dor e ansiedade nas crianças, em função de implicarem uma expectativa de sofrimento físico e perda de controle da situação. A utilização de atividades lúdicas visa minimizar os efeitos dos processos dolorosos, se constituindo como estratégias de humanização para o contexto hospitalar. Este trabalho investigou os efeitos do serious game "Hospital Mirim" como estratégia de enfrentamento ao procedimento invasivo de coleta de sangue. Participaram 40 crianças com idade entre seis e 10 anos, sendo 20 do grupo controle e 20 do grupo experimental (intervenção), sorteadas aleatoriamente. Os instrumentos incluíram: (a) Entrevista semiestruturada; (b) Jogo digital Hospital Mirim; (c) Escala de dor; (d) Escala de observação de procedimento invasivo. Os resultados permitiram verificar que: (a) o grupo controle na etapa de pós-procedimento invasivo apresentou maior percepção de nível de dor comparado ao grupo experimental; (b) houve diferença significativa nos grupos entre a percepção da dor e os comportamentos apresentados durante o procedimento; (c) não houve diferença entre os grupos em relação aos comportamentos durante o procedimento invasivo. De modo geral, o jogo foi um instrumento facilitador ao enfrentamento da coleta de sangue pelas crianças, diminuindo a percepção da dor.

Keywords : procedimento invasivo; criança; jogo digital "hospital mirim".

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License