SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1The Use of the Digital Game "Hospital Mirim" as Coping with the Invasive ProcedureThe Map of Absences and Obliterations in Bruno Schulz's The Street Of Crocodiles author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MARTINEZ, Maria Regina. Proposição de um Modelo Matemático para Reduzir Custos no Processo de Psicodiagnóstico. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 268-286. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.50832.

O psicodiagnóstico, a partir da aplicação de testes psicológicos validados cientificamente, sustenta o exame clínico convencional. Esses testes apresentam variações relacionadas à validade, amostras de estudo, evidências teóricas e empíricas que fundamentam sua pertinência, qualidade do material disponível, tempo necessário para sua aplicação e custos relacionados à aquisição do material de testagem e aos honorários profissionais necessários para concluir o processo de diagnóstico. Propõe-se, com um modelo matemático, um processo racional de psicodiagnóstico. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo-exploratório, baseado em dados de custo e tempo para aplicação de testes de inteligência. O modelo matemático criado permitiu a elaboração de um protocolo de psicodiagnóstico de deficiência intelectual para aplicação em crianças e adultos considerando-se o melhor custo e efetividade.

Keywords : administração em saúde; psicodiagnóstico; testes psicológicos.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License