SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O Uso do Jogo Digital "Hospital Mirim" como Estratégia de Enfrentamento à Procedimento InvasivoO Mapa de Ausências e Apagamentos em A Rua dos Crocodilos, de Bruno Schulz índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MARTINEZ, Maria Regina. Proposição de um Modelo Matemático para Reduzir Custos no Processo de Psicodiagnóstico. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 268-286. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.50832.

O psicodiagnóstico, a partir da aplicação de testes psicológicos validados cientificamente, sustenta o exame clínico convencional. Esses testes apresentam variações relacionadas à validade, amostras de estudo, evidências teóricas e empíricas que fundamentam sua pertinência, qualidade do material disponível, tempo necessário para sua aplicação e custos relacionados à aquisição do material de testagem e aos honorários profissionais necessários para concluir o processo de diagnóstico. Propõe-se, com um modelo matemático, um processo racional de psicodiagnóstico. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo-exploratório, baseado em dados de custo e tempo para aplicação de testes de inteligência. O modelo matemático criado permitiu a elaboração de um protocolo de psicodiagnóstico de deficiência intelectual para aplicação em crianças e adultos considerando-se o melhor custo e efetividade.

Palavras-chave : administração em saúde; psicodiagnóstico; testes psicológicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License