SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1Proposição de um Modelo Matemático para Reduzir Custos no Processo de PsicodiagnósticoO Trabalho como Potencialidade Subjetiva na Experiência Migratória índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SANTOS, Camila Backes dos  e  MOSCHEN, Simone Zanon. O Mapa de Ausências e Apagamentos em A Rua dos Crocodilos, de Bruno Schulz. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 287-308. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.50834.

Este trabalho procura colocar em destaque, por meio da narrativa do escritor polonês Bruno Schulz, um operador possível para o enlace entre psicanálise e literatura: o texto (o romance literário ou uma vida narrada em análise) como resultante da impossibilidade de representar o real. A leitura de Schulz, guiada pela bússola da teoria psicanalítica de Freud e Lacan, permite com que se acentue o que chamamos de "mapa de ausências e apagamentos", elemento presente e transversalizador na compilação dos quinze contos que integram A rua dos Crocodilos. Esse mapa traça as linhas de um território no qual é possível realçar as reverberações do conceito de estranho de Freud e, com ele, refletir sobre os efeitos de leitura produzidos pela obra do escritor polonês.

Palavras-chave : literatura; psicanálise; apagamento; ausência; real.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License