SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número1O Mapa de Ausências e Apagamentos em A Rua dos Crocodilos, de Bruno SchulzAs Contribuições da Psicologia aos Ideais da Liga Brasileira de Higiene Mental: Algumas Reflexões índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

FORNO, Cristiano Dal; CANABARRO, Rita de Cássia dos Santos  e  MACEDO, Mônica Medeiros Kother. O Trabalho como Potencialidade Subjetiva na Experiência Migratória. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.1, pp. 309-329. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.50836.

A busca por oportunidades de trabalho profissional que permitam aos sujeitos melhores condições de vida está diretamente relacionada às migrações internacionais. O trabalho profissional afigura-se como recurso potencializador de saúde psíquica ao promover a experiência de reconhecimento de capacidades do migrante, com efeitos em sua subjetividade. Por meio do método de pesquisa psicanalítica, este artigo discorre sobre o papel do trabalho profissional frente aos impasses da vivência migratória. Discutem-se os riscos à tendência de patologização social da migração e aborda-se a relação entre migração e potencialidades criativas da prática laboral. Entrevistou-se um migrante haitiano e se elegeu, também, como material de análise, o livro intitulado "Sonhos que mobilizam o imigrante haitiano: biografia de Renel Simon". No testemunho constituído a partir da análise dessas narrativas, elabora-se o modo particular com que cada um destes sujeitos tem enfrentado seus desafios no caminho do trabalho de migrar. Conclui-se que o trabalho profissional responde à dimensão identitária, aquilatando o valor de si mesmo, na medida em que possibilita ao sujeito sua inserção social e vivências intersubjetivas de reconhecimento pelas atividades realizadas.

Palavras-chave : migração; diáspora haitiana; subjetividade; psicanálise; trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License