SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Salud mental en Atención Primaria: análisis de las prácticas de matriz de soporte desde la perspectiva de los profesionalesLas Representaciones Sociales sobre la Maternidad de las Madres en Privación de Libertad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

ALVES, Natalia Fernandes Teixeira et al. Mulheres no Contexto de Trabalho: Representações Sociais a partir da Orientação Sexual. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 421-441. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.52567.

O objetivo do presente trabalho foi identificar os elementos que compõem as representações sociais de estudantes universitários sobre a participação de mulheres no contexto de trabalho, tendo em vista a orientação sexual dessas mulheres. Para isso, 177 universitários responderam o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), com os termos indutores "mulheres no contexto de trabalho" e "lésbicas no contexto de trabalho". Os dados foram analisados por meio da Análise Prototípica, realizada pelo programa Iramuteq. Para as mulheres em geral, os resultados indicam o uso de palavras com conotações aparentemente positivas, mas que reforçam estereótipos de gênero, apontando funções socialmente definidas para mulheres. Para as lésbicas, os resultados centralizam o conteúdo no preconceito sofrido por essas enquanto membros da comunidade LGBT.

Palabras clave : representações sociais; mulher; lésbica; preconceito; trabalho.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License