SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Saúde Mental na Atenção Básica: Análise das Práticas de Apoio Matricial na Perspectiva de ProfissionaisAs Representações Sociais sobre a Maternidade para Mães em Privação de Liberdade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ALVES, Natalia Fernandes Teixeira et al. Mulheres no Contexto de Trabalho: Representações Sociais a partir da Orientação Sexual. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 421-441. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.52567.

O objetivo do presente trabalho foi identificar os elementos que compõem as representações sociais de estudantes universitários sobre a participação de mulheres no contexto de trabalho, tendo em vista a orientação sexual dessas mulheres. Para isso, 177 universitários responderam o Teste de Associação Livre de Palavras (TALP), com os termos indutores "mulheres no contexto de trabalho" e "lésbicas no contexto de trabalho". Os dados foram analisados por meio da Análise Prototípica, realizada pelo programa Iramuteq. Para as mulheres em geral, os resultados indicam o uso de palavras com conotações aparentemente positivas, mas que reforçam estereótipos de gênero, apontando funções socialmente definidas para mulheres. Para as lésbicas, os resultados centralizam o conteúdo no preconceito sofrido por essas enquanto membros da comunidade LGBT.

Palavras-chave : representações sociais; mulher; lésbica; preconceito; trabalho.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License