SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Eventos de vida e Construção da Identidade na Adultez EmergenteObservação Materna: Primeiros Sinais do Transtorno do Espectro Autista Maternal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SOUZA, Fernanda Martins de; FIORINI, Milena Carolina  e  CREPALDI, Maria Aparecida. Relações entre Coparentalidade, Envolvimento Parental e Práticas Parentais de Pais e Mães de Famílias Binucleares. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 519-539. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.52584.

Este estudo investigou a relação entre coparentalidade, envolvimento parental e práticas parentais no contexto de pais e mães de famílias binucleares com crianças de três a seis anos. Foi realizado um levantamento de dados quantitativo e transversal com 45 participantes (24 mães e 21 pais). Foram constatados baixos escores na coparentalidade de pais e mães, principalmente nas dimensões acordo coparental, suporte e divisão do trabalho. Tanto pais quanto mães apresentaram bons níveis de envolvimento parental. Além disso, nem os baixos escores da coparentalidade e nem a alta sabotagem referida pelos pais influenciou o envolvimento paterno global. Baixos escores na divisão do trabalho da coparentalidade associaram-se ao maior envolvimento materno e ao exercício de práticas parentais negativas, tanto por parte de mães quanto de pais. Tais achados reforçam a necessidade de práticas de intervenção voltadas às famílias binucleares brasileiras, a fim de ajudá-las a promover relações saudáveis para a criança e para a família como um todo.

Palavras-chave : práticas de criação infantil; estilo parental; separação conjugal; coparentalidade; envolvimento parental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License