SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Depressão em Pais de Crianças com Deficiência Física: uma Revisão da Literatura de 2013 a 2018A Culpa na Política Brasileira Atual: O que nos Ensinam Freud e Hannah Arendt? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ROQUE, Thianne Lourena Cardoso; SILVA, Lívia Medeiros Ramos da  e  ANDRADE, Cleyton. Pensamento Interpretativo de Freud Diante de uma Estética da Negatividade: Algumas Notas para Aproximação. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 579-593. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.52587.

Lançar mão de um regime estético que preza pela forma e que é pautado na negatividade é procurar romper com a sistematicidade e o autocoerente. Voltando-se à não-identidade e prescindindo de aspirações totalitárias de compreensão da obra, esse modelo de aproximação da arte tem seu rigor pautado num inacabado, num estar em constante transformação, num ser constituído pelo saber e o não-saber, conferindo à obra de arte um status de autonomia, autenticidade e singularidade. A partir disso, o artigo tem como objetivo investigar como a concepção de interpretação da arte sustentada por esse regime estético pode ser capaz de respaldar uma virada no pensamento interpretativo de Freud - este comumente colocado num lugar de utilização da arte para validar conceitos psicanalíticos. Conclui-se que é a partir de fenômenos que destoam que se pode localizar a potencialidade, o que leva a interpretação freudiana a tomar novos rumos. Olhando para seus textos como se olha para uma obra de arte - com atenção aos detalhes - é possível a emergência de um Freud repaginado.

Palavras-chave : psicanálise; interpretação; estética.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License