SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue2Freud's Interpretative Thinking in Front of an Aesthetic of Negativity: Some Notes for ApproachmentAbout what Resonates and Echoes: Voice, Music and Lalíngua in the Autism Treatment author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

RODRIGUES, Bianca Ferreira; MORGANTI, Juliana  and  SILVA, Ana Carolina Dias. A Culpa na Política Brasileira Atual: O que nos Ensinam Freud e Hannah Arendt?. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 594-612. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.52588.

Este trabalho tem por objetivo apresentar reflexões sobre possíveis aproximações entre psicanálise e política a partir das considerações teóricas de Freud e Hannah Arendt e entender como essas nos auxiliam na compreensão do cenário político brasileiro atual. Elegemos como chave de leitura a noção de sentimento de culpa em Freud e a concepção arendtiana de política como espaço da diferença e da liberdade. Desenvolvemos assim, um percurso reflexivo partindo das postulações freudianas sobre a organização social, o que nos possibilitou estabelecer uma relação entre culpa e laço social. Em seguida, nos debruçamos sobre a concepção política em Hannah Arendt, buscando avançar no entendimento do espaço político como lugar de tensão de forças entre individual e plural, entre o exercício da liberdade e a tentativa de supressão dessa. Por fim, nos dedicamos a pensar sobre o lugar da culpa na atualidade da política brasileira, levando em consideração os movimentos de polarização e ascensão de discursos de ódio. Dessa forma, localizamos na interface entre política e psicanálise a questão da culpa como elemento fundamental para a compreensão da formação dos laços sociais e para o avanço das análises dos movimentos de destituição simbólica do poder no cenário político atual.

Keywords : psicanálise; política; culpa; laço social.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License