SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2Martín-Baró como Inspiração Ética para a Construção de uma Perspectiva Comunitária e Popular em PsicologiaDialética do Fatalismo: do Fatalismo dos Indivíduos para o da Ordem índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PAMPLONA, Pablo  e  MENDES, Carlos Eduardo. A Memória das Comunidades Eclesiais de Base à Luz da Psicologia da Libertação. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.2, pp. 665-681. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.52592.

A memória das lutas populares anda de par com a conscientização política da sociedade e, nesse sentido, a pesquisa com memória pode oferecer contribuições importantes para novas lutas emergentes. Neste artigo visamos discutir a relevância da reconstrução da memória política das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) no contexto brasileiro a partir de um desdobramento teórico de sugestões práticas feitas por Ignacio Martín-Baró. Destacamos a importância de um movimento social que emergiu das CEBs para o processo de redemocratização brasileira na década de 1980. Com aportes da Psicologia da Libertação, argumentamos que a reconstrução da memória das CEBs pode contribuir: (1) para a construção de movimentos sociais de resistência contra os recentes ataques aos direitos, oferecendo importantes lições sobre as suas formas de luta; (2) para desfazer mitos sobre a experiência das camadas populares na ditadura (1964-1985), mostrando que a resistência contra o regime militar não era exclusividade da esquerda tradicional, mas também contava com a revolta de populações periféricas; e (3) para reafirmar as virtudes populares, em particular a capacidade inventiva do povo na organização e mobilização por novas formas de relações sociais. Com isso, na linha de Martín-Baró, reivindicamos um lugar para a psicologia junto às maiorias populares.

Palavras-chave : comunidades eclesiais de base; psicologia da libertação; memória política; conscientização política; história da psicologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License