SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3A Study on Violence Reports Registered in Disque 100 - People with Disabilities author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

CARVALHO, Alana Nagai Lins de  and  SILVA, Joilson Pereira da. Representações Sociais de Universitários com Deficiência Física sobre a Sexualidade das Pessoas com Deficiência. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 709-728. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.54343.

O principal objetivo deste estudo foi identificar e analisar as representações sociais de universitários com deficiência física, sobre a sexualidade das pessoas com deficiência. Participaram voluntariamente 10 acadêmicos com deficiência física, de ambos os sexos, com idade igual ou superior a 18 anos, que foram submetidos a um roteiro de entrevista semiestruturado, associado a um questionário sociodemográfico. A análise foi desenvolvida através do software Interface de R pour les Analyses Multidimensionnelles de Textes et de Questionnaire (IRAMUTEQ) por meio de uma Classificação Hierárquica Descendente (CHD) e da estatística descritiva com uso do pacote estatístico Statistical Package for the Social Sciences (SPSS). O dendrograma apresentou como resultados o conceito e a vivência da sexualidade, a participação familiar, a importância dada ao corpo, a construção da identidade como pessoa com deficiência e os seus direitos. Sendo assim, as representações sociais sobre a sexualidade das pessoas com deficiência reportaram a duas perspectivas: subjetiva e social.

Keywords : representação social; sexualidade; pessoas com deficiência; deficiência física.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License