SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Um Estudo sobre Denúncias de Violência Registradas no Disque 100 - Pessoas com DeficiênciaDiscursos Contemporâneos sobre as Transexualidades: Poder, Verdade e Subjetivação índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

AZEVEDO, Fernando Martins de et al. Atribuições de Causalidade pela Infecção por HIV. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 751-769. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.54346.

A prevalência de HIV acomete significativamente a população brasileira. Os homens que fazem sexo com homens (HSH) e as mulheres trans são afetados desproporcionalmente pela epidemia. Evidências indicam maiores atribuições de culpa, controle e responsabilidade para pessoas que se infectam por HIV em situações de sexo desprotegido, especialmente homossexuais. Portanto, o presente estudo experimental buscou testar de que forma estudantes e profissionais da área da saúde atribuem culpa, controle e responsabilidade pela infecção por HIV. A amostra foi composta por estudantes e profissionais do município de Porto Alegre. As/os participantes do estudo foram alocadas/os randomicamente em seis cenários, que mostravam uma infecção por HIV via sexo desprotegido ou via transfusão de sangue, sendo que a identidade da pessoa da cena varia entre homem heterossexual, homem homossexual e mulher trans. Os resultados indicaram maiores atribuições de controle, culpa e responsabilidade para o homem homossexual e para a mulher trans, somente no cenário "sexo desprotegido".

Palavras-chave : HIV; estigma social; preconceito; psicologia social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License