SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue3Family Social Representations for Non-feministsCreativity Assessment in The High Abilities/Giftedness Context: Evidence of Validity author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

FERREIRA, Ligia Ribeiro  and  ALESSIO, Renata Lira dos Santos. A Experiência Drag Queen como Transição na Vida Adulta. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 813-834. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.54351.

A partir de reflexões teóricas impulsionadas pela Rede de Significações (RedSig) e Teorias de Gênero, o presente trabalho teve como objetivo investigar sentidos e significados tecidos sobre a experiência como drag queen na vida adulta. A metodologia utilizada teve base em entrevistas biográficas, realizadas com cinco participantes, entre 20 e 39 anos, que têm ou já tiveram experiência como drag queens. Para a análise, foi realizada uma abordagem microgenética, correlacionando elementos da RedSig com as narrativas. Os resultados indicaram que a vida adulta não aparece como percurso linear, sendo permeada por rupturas, conflitos e negociações de sentidos e posições. A vida adulta se torna o palco no qual é possível ocupar determinados espaços de poder para colocar em prática desejos e curiosidades que, por vezes, remontam à infância. A drag queen emerge como um elemento relacionado a esse processo, atrelada a diversos sentidos e significados positivos (arte, realização, liberdade) e negativos (vergonha, preconceito, degradante).

Keywords : drag queen; psicologia do desenvolvimento; vida adulta; transição; RedSig.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License