SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Evidencias de Validez de la Escala de Autoeficacia de la Batería de Evaluación de Indicadores de la Depresión InfantojuvenilAtención a Mujeres en Situación de Violencia: La Experiencia de Profesionales de un Creas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

GIORDANI, Jaqueline Portella; LIMA, Carolina Palmeiro  y  TRENTINI, Clarissa Marceli. Adversidades na Infância: Associação a Fatores Protetivos e Sintomas Internalizantes na Adultez. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 899-918. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.54356.

Este estudo teve por objetivo discutir relações entre adversidades na infância e sintomas de depressão, ansiedade e estresse em uma amostra de adultos brasileiros, além dos fatores proximais e distais que poderiam explicar o caminho dessa relação da infância até a idade adulta. 510 participantes com idades entre 18 e 59 anos (MD=30,64; DP=10,47) responderam a uma ficha de dados sociodemográficos, à Maltreatment and Abuse Exposure Scale, à DASS-21 e à Social Readjustment Rating Scale, por coleta online e presencial. Os resultados indicaram que ter vivenciado adversidades na infância estava associado a maiores índices dos sintomas e à ideação suicida e que a violência psicológica e emocional se mostrou mais prevalente e com maior efeito em longo prazo. Percepção de rede de apoio social e psicoterapia são fatores que podem atuar de forma positiva e eventos estressores recentes podem intensificar o prejuízo sobre a saúde mental. São discutidas as implicações na identificação e intervenção sobre as adversidades na infância e no investimento nos fatores protetivos em longo prazo.

Palabras clave : adversidades na infância; saúde mental; fatores protetivos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License