SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Adversidades na Infância: Associação a Fatores Protetivos e Sintomas Internalizantes na AdultezIncidências da Psicanálise na Instituição: Dispositivos Clínicos para Crianças e Adolescentes com Transtornos Psíquicos Graves índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

INCERPE, Patrícia Regina Bueno  e  CURY, Vera Engler. Atendimento a Mulheres em Situação de Violência: A Experiência de Profissionais de um Creas. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 919-939. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.54357.

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa de natureza fenomenológica que objetivou compreender a experiência de profissionais no atendimento a mulheres em situação de violência em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS). Foram realizados encontros dialógicos individuais com duas psicólogas e quatro assistentes sociais. Após cada encontro, a pesquisadora redigiu uma narrativa compreensiva e em seguida, elaborou uma narrativa síntese contendo os seguintes elementos significativos da experiência como um todo: (1) as participantes percebem que alguns profissionais da rede de atenção à mulher reproduzem atitudes preconceituosas que contribuem para a vitimização das usuárias; (2) em função de não se sentirem protagonistas na tomada de decisão por parte da instituição, sentem-se frustradas e impotentes; (3) elas desenvolvem atitudes de empatia e identificam-se com as histórias vividas pelas usuárias e (4) nos atendimentos às mulheres, sentem-se solitárias em função da rede de assistência não se mostrar efetiva na prática; ainda assim valorizam o trabalho que desenvolvem. Ressalta-se a importância de pesquisas que integrem dados sobre a experiência de profissionais, usuárias e dos autores de violência, nas instituições que compõem a rede de assistência à mulher possibilitando a superação dos problemas apontados e o aperfeiçoamento das políticas públicas.

Palavras-chave : violência contra mulher; psicologia; narrativas; fenomenologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License