SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Incidencias del Psicoanálisis en la Institución: Dispositivos Clínicos para Niños y Adolescentes con Trastornos Psíquicos GravesLa Licenciatura en Psicología en la Década de 1960: Un Estudio del Caso del Curso de la UFMG índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

MEDEIROS, Lucélia Kelly Alencar de  y  MARTINS, Remerson Russel. Análise Comparativa de Estudos sobre Bem-Estar Subjetivo no Brasil: Aspectos Epistemológicos, Metodológicos e Teóricos. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.3, pp. 953-975. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.54359.

Por meio do conceito do bem-estar subjetivo a ciência tem investigado a felicidade, testando modelos teóricos, levantando evidências empíricas e apontando um caminho para o estudo científico de um fenômeno caracterizado pela subjetividade. O objetivo desse artigo é analisar crítica e comparativamente as dimensões epistemológicas e metodológicas adotadas nas pesquisas nacionais sobre o bem-estar subjetivo, assim como avaliar de que forma esse construto é conceituado e trabalhado nessas pesquisas. Para essa finalidade realizou-se uma revisão sistemática da literatura no Portal de Periódicos Capes, utilizando o descritor em língua portuguesa "bem-estar subjetivo". Observou-se o predomínio de pesquisas com abordagem quantitativa em uma construção epistemológica, prezando pela objetividade do conhecimento sobre o bem-estar subjetivo. Assim como delineamentos metodológicos marcados pela exploração nomológica das teorias e interpretação indutivo-estatística dos resultados.

Palabras clave : bem-estar subjetivo; saúde mental; epistemologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License