SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 special issueWhen the Good Judge of Souls Becomes an Experimenting PsychologistExperience and Transformation of World Perception in Pierre Hadot author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MAUX, Ana Andréa Barbosa  and  DUTRA, Elza Maria do Socorro. Pensando o Círculo Hermenêutico como um Caminho para a Pesquisa em Psicologia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.spe, pp. 1034-1048. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.56649.

Inspirado nas ideias apresentadas pelo filósofo Martin Heidegger, especificamente no círculo hermenêutico, este trabalho tem por objetivo pensar uma proposta de método para a pesquisa qualitativa em Psicologia. Parte da compreensão de método como sendo o caminho que desenha a rota percorrida pelo pesquisador e que vai acontecendo à medida que a pesquisa se desenvolve. O círculo hermenêutico heideggeriano descreve um processo que envolve um movimento circular compreensivo e serve de inspiração para a proposta de método apontada neste trabalho. A circularidade permite pensar o processo de pesquisar como sendo provisório, ao mesmo tempo que indica uma compreensão e uma interpretação contínuas, ininterruptas, portanto, inesgotáveis e características do existir humano. Numa tentativa de facilitar a compreensão, a proposta de método é apresentada de maneira didática, a partir dos conceitos de posição prévia, visão prévia e concepção prévia, cujo fim não é chegar a uma explicação ou verdade absoluta, mas ao desvelamento de sentidos, o que permite a compreensão do fenômeno estudado. Finaliza com o intuito de oferecer aos pesquisadores da área de ciências humanas uma possibilidade de se pensar um método que não dispense o rigor científico, mas que torne possível desvelar fenômenos relativos à existência.

Keywords : método de pesquisa; pesquisa fenomenológica; círculo hermenêutico.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License