SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número especialQuando o Bom Conhecedor de Almas se Torna Psicólogo ExperimentanteExperiência e Transformação da Percepção do Mundo em Pierre Hadot índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MAUX, Ana Andréa Barbosa  e  DUTRA, Elza Maria do Socorro. Pensando o Círculo Hermenêutico como um Caminho para a Pesquisa em Psicologia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.spe, pp. 1034-1048. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.56649.

Inspirado nas ideias apresentadas pelo filósofo Martin Heidegger, especificamente no círculo hermenêutico, este trabalho tem por objetivo pensar uma proposta de método para a pesquisa qualitativa em Psicologia. Parte da compreensão de método como sendo o caminho que desenha a rota percorrida pelo pesquisador e que vai acontecendo à medida que a pesquisa se desenvolve. O círculo hermenêutico heideggeriano descreve um processo que envolve um movimento circular compreensivo e serve de inspiração para a proposta de método apontada neste trabalho. A circularidade permite pensar o processo de pesquisar como sendo provisório, ao mesmo tempo que indica uma compreensão e uma interpretação contínuas, ininterruptas, portanto, inesgotáveis e características do existir humano. Numa tentativa de facilitar a compreensão, a proposta de método é apresentada de maneira didática, a partir dos conceitos de posição prévia, visão prévia e concepção prévia, cujo fim não é chegar a uma explicação ou verdade absoluta, mas ao desvelamento de sentidos, o que permite a compreensão do fenômeno estudado. Finaliza com o intuito de oferecer aos pesquisadores da área de ciências humanas uma possibilidade de se pensar um método que não dispense o rigor científico, mas que torne possível desvelar fenômenos relativos à existência.

Palavras-chave : método de pesquisa; pesquisa fenomenológica; círculo hermenêutico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License