SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número especialExperiência e Transformação da Percepção do Mundo em Pierre HadotA Ideia da Consideração Positiva Incondicional como Epoché: Limites e Suspensão do Quê? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ORENGO, Fabiane Villatore; HOLANDA, Adriano Furtado  e  GOTO, Tommy Akira. "Psicologia Fenomenológica" de Husserl - a (In)compreensão de Psicólogos Brasileiros: Um Estudo Empírico. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.spe, pp. 1066-1087. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.56651.

O presente trabalho apresenta resultados obtidos na pesquisa de mestrado intitulada O que o psicólogo compreende por Psicologia Fenomenológica cujo objetivo foi avaliar a compreensão que psicólogos brasileiros possuem sobre fenomenologia e psicologia fenomenológica. Para tanto, foi realizado um estudo de caráter exploratório que teve como instrumento de pesquisa um questionário desenvolvido pelos pesquisadores, no qual foram levantadas questões abertas sobre a compreensão do referido tema, a apropriação dos conceitos na prática profissional e a possibilidade (ou não) de desenvolver uma psicoterapia fenomenológica. Os dados foram analisados utilizando o método qualitativo fenomenológico de Giorgi e Souza. Como resultado, verificou-se que o psicólogo brasileiro compreende a psicologia fenomenológica como uma abordagem da psicologia, e acredita ser possível uma psicoterapia fenomenológica. Conclui-se que o psicólogo brasileiro utiliza diversos conceitos da fenomenologia e da psicologia fenomenológica na descrição de seus fazeres, porém não há correspondência com a proposta de Husserl para a fenomenologia e a psicologia fenomenológica.

Palavras-chave : fenomenologia; Husserl; psicologia fenomenológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License