SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número especialA Autoconsciência na Teoria de Aron Gurwitsch: Posição e CríticaUma Análise Crítica Sobre Amor e Cuidado em Binswanger e Heidegger índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

TRZAN-AVILA, Alexandre. Encontros e Desencontros entre o Pensamento de Husserl e Heidegger: Fenomenologia em Movimento. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.spe, pp. 1149-1169. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.56655.

O artigo em questão busca discorrer sobre a relevância da fenomenologia de Edmund Husserl no pensamento de Martin Heidegger, em especial em sua obra Ser e tempo de 1927. Mostraremos como as ideias absolutamente paradigmáticas de Husserl se opõem a todo um modo de pensar hegemônico que permanece até os dias de hoje, destacando a noção de intencionalidade que não foi superada ou descartada por Heidegger, mas radicalizada em suas reflexões sobre o existente humano e sua estrutura ontológica originária. De forma a contribuir para o desenvolvimento da compreensão da relação do pensamento desses dois filósofos, ressaltamos que o eixo central deste trabalho consiste em descrever o método fenomenológico husserliano e sua apropriação peculiar no pensamento heideggeriano sobre o existir humano e seu projeto em Ser e tempo, a fim de demonstrar como a fenomenologia de Husserl constituiu pedra angular e imprescindível para a analítica existencial presente em Ser e tempo, sem com isso deixar de apontar algumas diferenças entre os dois pensadores.

Palavras-chave : Husserl; fenomenologia; intencionalidade; Heidegger.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License