SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número especialUma Análise Crítica Sobre Amor e Cuidado em Binswanger e HeideggerA Mediação Fenomenológica-Hermenêutica em Paul Ricoeur: Uma Proposta ao Psicoterapeuta Frente o Imediatismo da Consciência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ANDRADE, Angela Cardoso  e  BARRETO, Carmem Lúcia Brito Tavares. A Situação Hermenêutica e a Clínica Psicológica: Caminhos Possíveis. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.spe, pp. 1191-1211. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.56657.

Este estudo tem como proposição discutir os fundamentos de uma clínica psicológica, numa perspectiva fenomenológica hermenêutica, como situação hermenêutica no quadro da Meta-Ontologia, e segue três momentos. As autoras, ao versarem a clínica como situação hermenêutica com vistas à apreensão e compreensão da facticidade da existência no encontro terapêutico, apontam que seus pressupostos foram delineados inicialmente no Natorp Bericht - Interpretações Fenomenológicas de Aristóteles: indicação da situação hermenêutica. Neste contexto, discutem os três momentos constitutivos fundamentais da situação hermenêutica - Blickstand, Blickrichtung e Sichtweite. Em um segundo momento acompanham o avanço desse projeto em Ser e Tempo, em meio à elaboração da Analítica do Dasein e indicam a situação hermenêutica no quadro da Ontologia Fundamental, por outra forma de explicitação - Vorhabe, Vorsicht, Vorgriff. Consideram que a clínica, como situação hermenêutica em sua extensão meta-ontológica, é concebida pela radicalização da Ontologia Fundamental que propulsa a reviravolta da Ontologia, a partir dela mesma. À guisa de conclusão, consideram a possibilidade de uma extensão clínica meta-ontológica da fenomenologia da existência fáctica e ressaltam a questão metódica do ponto de vista meta-ontológico, com realce para o ponto de vista, a perspectiva e o horizonte de sentido, como caminho a ser percorrido na relação clínica.

Palavras-chave : hermenêutica da facticidade; ontologia fundamental; fenomenologia hermenêutica; situação hermenêutica; clínica psicológica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License