SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número especialCorpo, Tempo, Espaço e Outro como Condições de Possibilidade do Vivido (Psico)patológicoUm Caminho com Sartre: Apropriações de seus Métodos para uma Clínica Fenomenológica-Existencial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MARCON, Gilberto Hoffmann  e  FURLAN, Reinaldo. Self e Autenticidade: Dilemas Conceituais sob a Perspectiva de Merleau-Ponty. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2020, vol.20, n.spe, pp. 1273-1292. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2020.56661.

Propomos mapear as implicações do pensamento fenomenológico para as temáticas correlatas do self e da autenticidade, com ênfase na perspectiva merleau-pontyana. Perpassando as acepções distintas dos fatores identitário, unitário e relacional da experiência humana, encontramos três eixos tensionais em torno dos quais o conceito de self pode ser articulado: constância ou mudança, particularidade ou universal e pessoa ou mundo. Sob os diferentes enfoques descritivos deste campo de problemas, tais dilemas epistemológicos encontram-se redobrados em tensões éticas quando nos reportamos à questão da autenticidade. Enquanto as filosofias de Heidegger e Sartre, sob aproximações diferentes, concedem relativa centralidade à problemática da autenticidade, a fenomenologia de Merleau-Ponty, mesmo situada no diálogo direto com tais aportes de raiz comum husserliana, não concede ao tema a mesma importância de forma explícita. Ao tematizar o caráter eminentemente ambíguo da corporeidade, Merleau-Ponty oferece uma compreensão original da experiência do self e do ser autêntico: em contraponto à possibilidade radical de recuo, a inerência radical de contato. Concluímos que tal perspectiva apresenta como ganho a habilitação da apreensão descritiva, sem cair em contradição, do que há de concretude no indeterminado, de universal na singularização e de passividade na liberdade - e vice-versa, para todos os casos.

Palavras-chave : fenomenologia; autenticidade; self; identidade; Merleau-Ponty.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License