SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Religiosidade e Espiritualidade no Processo de Luto de Pais cujos Filhos Morreram CriançasAtribuições dos Profissionais de Psicologia na Política de Adoção índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PATIAS, Naiana Dapieve et al. Representações Sociais sobre Feminismo em Brasileiros/as. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 156-174. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.59378.

O que se pensa e o que se fala sobre o feminismo é relevante para compreender os fatores que influenciam em sua adesão por parte da sociedade. Este estudo teve o intuito de investigar as representações sociais de feminismo em brasileiros/as e variáveis associadas. Participaram do estudo 731 brasileiros/as com idades de 18 a 79 anos, a maior parte do gênero feminino (78%). Por meio de um questionário online, foi apresentada uma ficha de dados sociodemográficos e duas vinhetas: Vinheta Um (mãe, feminista e negra) e Vinheta Dois (universitária, antifeminista e branca). A análise de dados deu-se por meio de estatística descritiva e comparação entre grupos pelo teste U de Mann-Whitney e Kruskal-Wallis. A amostra total indicou que pessoas mais velhas, com filhos e com alguma religião atribuíram características mais positivas à Vinheta Dois. A amostra do gênero feminino atribuiu características mais positivas a Vinheta Um. Variáveis como a escolaridade, renda e áreas de conhecimento não apresentaram diferenças estatisticamente significativas no que diz respeito à atribuição de características às vinhetas.

Palavras-chave : psicologia social; feminismo; psicologia; representação social.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License