SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Atribuições dos Profissionais de Psicologia na Política de AdoçãoMediação Parental na Exposição às Redes Sociais e a Internet de Crianças e Adolescentes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

LUCAS, Lorena Schettino et al. "Suicídio?! E Eu com Isso?": Representações Sociais de Suicídio em Comentários de Usuários do Facebook. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 196-216. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.59380.

Nos últimos anos, o suicídio vem se configurando como assunto de grande interesse nas mídias sociais, sendo pauta de inúmeras reportagens e debates públicos. Neste estudo, objetivou-se apreender as representações sociais de suicídio entre usuários do Facebook por meio da análise dos comentários em notícias veiculadas por jornais do estado do Espírito Santo. Foram coletados 2.803 comentários relacionados a notícias de suicídio publicadas entre 2015 e 2018. Os dados foram analisados através da Classificação Hierárquica Descendente e da Análise Fatorial de Correspondência, por meio do software Alceste. Os resultados indicaram que o campo representacional de suicídio está organizado em três representações sociais: (i) o suicídio como questão religiosa, (ii) como fenômeno associado às novas gerações, e (iii) como ato egoísta, com reflexos negativos no funcionamento das cidades e na rotina da população. Discutem-se as representações sociais de suicídio no contexto da cibercultura a partir dos processos de ancoragem e de objetivação. Observou-se que o contexto digital funcionou como canal de expressão de afetos predominantemente negativos em relação ao tema por parte dos comentaristas. Espera-se contribuir para a ampliação do debate sobre o assunto, tendo em vista a necessidade de ressignificação de práticas que ainda o remetem ao lugar de tabu social.

Palavras-chave : suicídio; representações sociais; mídia; internet; redes sociais.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License