SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número1Mediación Parental en la Exposición a Redes Sociales e Internet de Niños y AdolescentesActuación de la Psicología Escolar en Universidad: Diálogos con la Psicología Comunitaria índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

BIASUTTI, Carolina Monteiro; NASCIMENTO, Célia Regina Rangel  y  CANAL, Cláudia Patrocinio Pedroza. Atividades Parentais na Família Monoparental Constituída pela Adoção. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 236-259. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.59384.

O objetivo desta pesquisa foi descrever como pais que passaram pelo processo de adoção monoparental desenvolvem, em sua rotina com os filhos, as atividades parentais de cuidado, controle e desenvolvimento. Foram entrevistados um pai e quatro mães, cuja monoparentalidade adotiva foi uma escolha pessoal. O instrumento utilizado para coleta foi um roteiro de entrevista semiestruturada. A organização dos dados foi realizada com o referencial da Análise Temática e foi fundamentada a partir do Modelo da Parentalidade proposto por Hoghughi. Os resultados foram distribuídos nos temas Cuidado físico, Cuidado emocional, Cuidado social, Controle e Desenvolvimento, que abarcam o grupo das Atividades Parentais. Observou-se que os participantes realizavam interações cotidianas de cuidado, com demonstrações de atenção e afeto para com as crianças, incentivando-as a alcançar seu potencial, buscando atividades complementares para o seu desenvolvimento, bem como estabelecendo regras e limites com a criança em suas práticas educativas parentais. A participação de familiares compôs expressiva rede de apoio nos cuidados com as crianças. Este estudo contribuiu para ampliar a compreensão sobre as práticas parentais exercidas nas famílias monoparentais adotivas por opção, constatando que a parentalidade foi experienciada de forma positiva, constituindo-se numa prática promotora de desenvolvimento tanto para as crianças como para os pais.

Palabras clave : parentalidade; práticas parentais; cuidado da criança; relações familiares; adoção.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License