SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue1Parenting Activities in the Single-parent Family Constituted by AdoptionRelations between Parenting and Executive Functions: A Systematic Review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

LIBANEO, Lígia Carvalho  and  PULINO, Lúcia Helena Cavasin Zabotto. Atuação da Psicologia Escolar em Universidade: Diálogos com a Psicologia Comunitária. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.1, pp. 260-276. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.59385.

Esse estudo teórico busca tecer um diálogo entre aspectos históricos e teórico-metodológicos da psicologia escolar e da psicologia comunitária latino-americana, que acreditamos contribuírem na construção de uma práxis transformadora da psicologia escolar na e com a comunidade universitária. Por meio de um resgate histórico das concepções e práticas da psicologia escolar e da psicologia comunitária latino-americana, tecemos críticas às práticas individualizantes e adaptacionistas da psicologia, refletimos sobre a ação profissional comprometida com a transformação das situações de opressão e de desigualdade social e ressaltamos a importante influência dos movimentos sociais e da educação popular de Paulo Freire na concepção de educação emancipadora. Também discutimos as metodologias inventivas e participativas do psicólogo ligado às práticas de aprofundamento da consciência dos sujeitos da comunidade em relação ao seu modo de vida, bem como a imbricada relação entre transformação social, encontro e afeto. Outras possibilidades de encontro que destacamos são o reconhecimento das potências humanas, a busca pela constituição de uma sociabilidade contra-hegemônica e a participação de todos nesse modus de ser e fazer psicologia escolar atrelando teoria, prática e transformação social.

Keywords : psicologia escolar; psicologia comunitária latino-americana; universidade; práxis.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License