SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Social Precariousness and Psychic Frailty in the Situation of Severe Unemployment in Corumbá, BrazilApproaches of the Youth and Violence Field in the Periphery of Fortaleza author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

ALVES, Lucas de Oliveira; GUEDES, Marina Fernandes; BARROS, Vinicius da Rocha  and  SOUZA, Mériti de. Considerações Pós-Estruturalistas sobre o Sujeito, o Tempo e a(s) Língua(s) no Filme Babel. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 454-473. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61051.

No cenário contemporâneo, localizamos uma concepção hegemônica e idealizada sobre a linguagem, definida como capaz de representar a realidade e o sujeito, bem como realizar a plena tradução do sujeito e do outro. Entendemos que os pressupostos modernos de identidade, sujeito cognoscente, tempo linear, binarismo, dentre outros, sustentam a concepção hegemônica de linguagem. Esse artigo visa realizar um exercício de desconstrução da concepção idealizada da linguagem e das suas relações com o modo de subjetivar, que opera a partir dos pressupostos modernos. Produziu-se nesse artigo a leitura e a análise desconstrutiva de algumas cenas do filme Babel (2006), recorrendo ao aporte teórico de autores pós-estruturalistas como Foucault e Derrida. Utilizaram-se conceitos como descontínuo e acontecimento para trabalhar com as aporias da língua e da comunicação, relacionando-as aos pressupostos da identidade, do sujeito cognoscente e do tempo linear. Entende-se que a(s) língua(s) se associam à diferença, aos deslizamentos dos sentidos e à alteridade.

Keywords : pós-estruturalismo; língua; acontecimento; descontínuo; sujeito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License