SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Approaches of the Youth and Violence Field in the Periphery of FortalezaAcademic Adaptation of the First Year of Psychology Students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

SOUSA, Adria de Lima; ZENI, Luis Augusto  and  SCHNEIDER, Daniela Ribeiro. Territorialidades e Contexto Urbano nos Estudos sobre a Relação Pessoa-Ambiente: Revisão Integrativa de Literatura. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 494-512. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61053.

Grande parte da população mundial vive atualmente nas cidades, sendo a territorialidade um modo de compreensão contemporâneo da constituição desses espaços de vida. Esse estudo teve como objetivo compreender de que modo o conceito de territorialidade tem se relacionado com os estudos sobre a relação pessoa-ambiente no contexto urbano. A pesquisa propõe uma revisão integrativa utilizando bases nacionais como Scielo e Pepsic, e internacionais, como Web of Science, Sage Journal e Science Direct. As buscas resultaram em 219 artigos e, após seleção conforme os critérios de elegibilidade, obtiveram-se 21 artigos completos para análise. Os resultados indicaram um aumento da produção nos últimos anos, com temas relacionados a aspectos psicossociais, planejamento urbano, criminalidade e segurança, aspectos culturais e religiosos, saúde, educação. Destacou-se o entendimento da territorialidade atrelado aos contextos urbanos a partir de aspectos físicos e simbólicos do uso, ocupação e transformação dos espaços. A territorialidade, tomada como um conceito interdisciplinar, permite dialogar com a psicologia ambiental e com a psicologia existencialista, sustentando a importância dos territórios na dimensão social da existência.

Keywords : territorialidades; cidades; interdisciplinaridade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License