SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Territorialidades y Contexto Urbano en Estudios sobre la Relación Persona-Medio Ambiente: Revisión de la Literatura IntegrativaFactores Influyentes en la Excelencia de los Científicos Brasileños índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

SOARES, Adriana Benevides et al. Adaptação Acadêmica de Estudantes de Primeiro Ano de Psicologia. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 513-532. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61054.

O objetivo do estudo foi verificar se as variáveis expectativas acadêmicas, satisfação com a experiência acadêmica, maturidade para a escolha profissional e habilidades sociais (HS) explicam a variável critério adaptação acadêmica. Participaram 212 universitários de primeiro ano do curso de Psicologia. Utilizou-se os seguintes instrumentos: Questionário de Vivências Acadêmicas (QVA-r), Escala de Expectativas Acadêmicas de Estudantes Ingressantes na Educação Superior (EEAEIES), Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica (ESEA), Inventário de Habilidades Sociais (IHS) e Escala de Maturidade para Escolha Profissional (EMEP). Utilizou-se para a análise dos dados a Regressão Linear Múltipla. Constatou-se que as expectativas acadêmicas, a satisfação com a experiência acadêmica e as HS impactaram positivamente nas vivências acadêmicas. Houve impacto positivo dos fatores Curso da ESEA e Autoconhecimento da EMEP e impacto negativo do fator Determinação. O presente estudo contribuiu principalmente mostrando a importância do comportamento das variáveis do modelo testado. Por ser a adaptação acadêmica um construto multideterminado, os resultados alcançados podem apontar para ações de intervenções no acolhimento de universitários ingressantes, considerando aspectos como autoconhecimento, determinação, expectativas acadêmicas, conhecimento da realidade e satisfação com a graduação.

Palabras clave : estudantes universitários; adaptação acadêmica; psicologia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License