SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Academic Adaptation of the First Year of Psychology StudentsTalking Smiling: A Comparative Study of Smile Display in Men and Women author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MUNDIM, Maria Célia Bruno; WECHSLER, Solange Muglia  and  ALMEIDA, Leandro Silva. Fatores Influenciantes na Excelência de Cientistas Brasileiros. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 533-551. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61056.

Este estudo objetivou investigar as variáveis pessoais e os fatores contextuais relacionados com a excelência de pesquisadores de ambos os gêneros e de diferentes áreas do conhecimento. A amostra foi constituída por 109 pesquisadores, bolsistas de produtividade do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), que trabalham em instituições de ensino superior de várias regiões do Brasil. Utilizou-se o Questionário do Perfil de Excelência online formado por perguntas semi-abertas relacionadas a recursos pessoais, fatores acadêmicos e de fatores contextuais. Os resultados obtidos apontam para diferenças estatisticamente significantes de frequência de respostas entre os gêneros quanto à paixão pelo trabalho para enfrentar novos projetos de pesquisa, uso do suporte social, utilização de empregados para conciliar a vida pessoal com a profissional, na ocupação do tempo livre na realização de viagens e nas atividades com a família. Os resultados sugerem a natureza multivariada do fenômeno da excelência científica, convergindo na sua manifestação fatores pessoais e contextuais. Ambos os fatores merecem ser considerados quando se procura promover a sua realização profissional e produtividade.

Keywords : excelência; investigação científica; traços da personalidade; fatores contextuais.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License