SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Fatores Influenciantes na Excelência de Cientistas BrasileirosCompreensão de Leitura no Ensino Médio e Desempenho Acadêmico em Diferentes Matérias Escolares índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

PEREIRA, Tariane Franciele Bastos  e  CARAMASCHI, Sandro. Falar sorrindo: Um Estudo Comparativo da Frequência de Exibição do Sorriso em Homens e Mulheres. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 552-571. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61057.

Considerado uma das expressões faciais mais complexas, o sorriso é produto da manifestação de diversos estados emocionais e apresenta diferenças sexuais significativas. O objetivo deste estudo foi comparar a frequência do sorriso entre homens e mulheres durante a fala, com base na observação dinâmica da exibição da arcada dentária superior. A amostra foi composta por 88 participantes (41 homens e 47 mulheres), que foram convidados a descrever imagens previamente selecionadas, sendo filmados durante esse procedimento. A partir das gravações obtidas, foi realizada a aferição da frequência de exibição das arcadas dentárias superiores em recurso de câmera lenta (4.0x slow) e a comparação por meio do Test t de Student. Os resultados apontam frequência média maior entre as mulheres (M=23; DP=8,22), em comparação aos homens (M=12; DP=6,76), com diferença estatisticamente significativa (t = 6,44; p<0,0001). Não foi possível definir os determinantes que promoveram tais resultados. No entanto, são explanados fatores evolutivos, cognitivos e socioculturais que contribuem para uma compreensão mais abrangente dessa expressão facial.

Palavras-chave : comunicação não verbal; gênero; expressões faciais; sorriso.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License