SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Reading Comprehension in High School and Academic Performance in Different School SubjectsPromoting the Social Skills of Future Teachers focusing on Inclusive Education author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

AZEVEDO, Mariana Ladeira de  and  MENEZES, Carolina Baptista. Programas Baseados em Mindfulness para Alunos Universitários: Relato de Experiência de um Projeto de Extensão. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 590-610. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61059.

Extensão universitária é um dos pilares da universidade brasileira, juntamente com ensino e pesquisa. A oferta de programas baseados em mindfulness para alunos de graduação como ação de extensão lhes oferece a oportunidade de desenvolverem habilidades psicológicas e sociais para manejar o estresse e promover a saúde e a qualidade nas interações acadêmicas. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de gerenciamento de um projeto de extensão universitária de programas baseados em mindfulness para alunos de graduação em uma universidade pública durante três anos. Para tanto, o trabalho foi organizado nas seções iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento do projeto. Procedimentos foram detalhados e os principais desafios e benefícios percebidos foram relatados juntamente com as lições aprendidas. O índice de interesse na intervenção foi elevado, havendo demanda superior à oferta de vagas. A realização de programas de mindfulness na universidade depende também da formação do instrutor que os ministrará e da disponibilidade de recursos e estrutura física para oferecê-los. Por fim, considera-se que ações como essas são possíveis no contexto universitário, recomendando-se o seu registro e formalização como extensão, avaliando recursos disponíveis, calendário e demandas acadêmicas e fidelidade ao currículo ministrado.

Keywords : relato de experiência; extensão universitária; atenção plena; promoção da saúde; estudantes.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License