SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Compreensão de Leitura no Ensino Médio e Desempenho Acadêmico em Diferentes Matérias EscolaresPromoção das Habilidades Sociais de Futuros Professores com foco na Educação Inclusiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

AZEVEDO, Mariana Ladeira de  e  MENEZES, Carolina Baptista. Programas Baseados em Mindfulness para Alunos Universitários: Relato de Experiência de um Projeto de Extensão. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 590-610. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61059.

Extensão universitária é um dos pilares da universidade brasileira, juntamente com ensino e pesquisa. A oferta de programas baseados em mindfulness para alunos de graduação como ação de extensão lhes oferece a oportunidade de desenvolverem habilidades psicológicas e sociais para manejar o estresse e promover a saúde e a qualidade nas interações acadêmicas. O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência de gerenciamento de um projeto de extensão universitária de programas baseados em mindfulness para alunos de graduação em uma universidade pública durante três anos. Para tanto, o trabalho foi organizado nas seções iniciação, planejamento, execução, monitoramento e encerramento do projeto. Procedimentos foram detalhados e os principais desafios e benefícios percebidos foram relatados juntamente com as lições aprendidas. O índice de interesse na intervenção foi elevado, havendo demanda superior à oferta de vagas. A realização de programas de mindfulness na universidade depende também da formação do instrutor que os ministrará e da disponibilidade de recursos e estrutura física para oferecê-los. Por fim, considera-se que ações como essas são possíveis no contexto universitário, recomendando-se o seu registro e formalização como extensão, avaliando recursos disponíveis, calendário e demandas acadêmicas e fidelidade ao currículo ministrado.

Palavras-chave : relato de experiência; extensão universitária; atenção plena; promoção da saúde; estudantes.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License