SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Promoting the Social Skills of Future Teachers focusing on Inclusive EducationTo Rave Reality: Toward an Anti-asylum Writing author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

CHAGAS-FERREIRA, Jane Farias. Estudo Exploratório sobre o Desenvolvimento de Talentos entre os Kayabi. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 632-652. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61061.

Este estudo exploratório teve como objetivo identificar quais são os talentos (habilidades, saberes ou técnicas) reconhecidos pela comunidade Kayabi e como ela se organiza para a promoção e desenvolvimento desses talentos. Participaram da pesquisa quatro pessoas, todas envolvidas em atividades de ensino e liderança na comunidade Kayabi, sendo três delas nativas. Os dados foram analisados por procedimento construtivo-interpretativo e coletados por meio de análise documental, questionário sociodemográfico e entrevista. As habilidades identificadas pelos Kayabi tinham vínculo com suas tradições ancestrais e eram associadas às áreas artística, linguística e política. As pessoas talentosas eram denominadas por especialistas. Os especialistas desenvolviam suas habilidades pela observação, imitação e orientação de outros especialistas e tinham a responsabilidade de transmitir os seus conhecimentos e técnicas para os mais jovens. A família foi reconhecida como a principal promotora e provedora dos recursos necessários ao desenvolvimento dos talentos. Entre os desafios apontados destacaram-se a escassez de matéria prima ou falta de recursos financeiros e a inexistência de local apropriado para a produção artesanal. Para pesquisas futuras recomenda-se o estudo das interrelações entre os processos individuais e comunitários em que esses talentos emergem e se desenvolvem.

Keywords : desenvolvimento de talentos; superdotação; Kayabi; povos indígenas.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License