SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Delirar la Realidad: Por una Escritura AntimanicomialEl Imperativo de la Autonomía: Una Lectura Crítica del Psicoanálisis índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

ALMEIDA, Érica Aparecida Schefer de  y  SARTES, Laisa Marcorela Andreoli. A Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada ao CAPS ad: Uma Revisão de Escopo. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 674-692. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61063.

Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão de escopo sobre estratégias cognitivas e/ou comportamentais empregadas no tratamento de dependência de álcool e outras drogas no mundo, assim como levantar estudos sobre o uso destas abordagens em CAPS ad no Brasil. Foram levantados artigos de revisão sobre "estratégias cognitivas ou comportamentais para tratamento de dependência de álcool e outras drogas" e publicações com o tema "uso de terapias cognitivas e/ou comportamentais em CAPS ad". Foram encontradas apenas cinco publicações relatando emprego de terapias cognitivas e comportamentais em CAPS ad. Estes estudos descreveram intervenções em grupos coordenados por psicólogos, enfermeiros ou outros profissionais de nível superior. Foram incluídos ainda 23 artigos de revisão sobre resultados de tratamentos de base cognitivo-comportamental para tratamento de dependência de álcool e outras drogas. Conclui-se que as estratégias cognitivo-comportamentais apresentam várias características vantajosas à saúde pública, como a possibilidade de sistematização em protocolos, o que facilita sua aplicação e avaliação de resultados terapêuticos. No entanto, persistem obstáculos para adoção desta abordagem nos serviços de saúde mental no Brasil, sendo então necessário avançar no desenvolvimento de instrumentos de políticas públicas que permitam a difusão de boas práticas de intervenções comprovadamente custo-efetivas e acessíveis à população.

Palabras clave : centro de atenção psicossocial; serviços de saúde mental; transtornos relacionados ao uso de substâncias; terapia cognitiva; terapia comportamental.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License