SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Delirar a Realidade: Por uma Escrita AntimanicomialO Imperativo da Autonomia: Uma Leitura Crítica a partir da Psicanálise índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ALMEIDA, Érica Aparecida Schefer de  e  SARTES, Laisa Marcorela Andreoli. A Terapia Cognitivo-Comportamental Aplicada ao CAPS ad: Uma Revisão de Escopo. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 674-692. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61063.

Este estudo tem como objetivo realizar uma revisão de escopo sobre estratégias cognitivas e/ou comportamentais empregadas no tratamento de dependência de álcool e outras drogas no mundo, assim como levantar estudos sobre o uso destas abordagens em CAPS ad no Brasil. Foram levantados artigos de revisão sobre "estratégias cognitivas ou comportamentais para tratamento de dependência de álcool e outras drogas" e publicações com o tema "uso de terapias cognitivas e/ou comportamentais em CAPS ad". Foram encontradas apenas cinco publicações relatando emprego de terapias cognitivas e comportamentais em CAPS ad. Estes estudos descreveram intervenções em grupos coordenados por psicólogos, enfermeiros ou outros profissionais de nível superior. Foram incluídos ainda 23 artigos de revisão sobre resultados de tratamentos de base cognitivo-comportamental para tratamento de dependência de álcool e outras drogas. Conclui-se que as estratégias cognitivo-comportamentais apresentam várias características vantajosas à saúde pública, como a possibilidade de sistematização em protocolos, o que facilita sua aplicação e avaliação de resultados terapêuticos. No entanto, persistem obstáculos para adoção desta abordagem nos serviços de saúde mental no Brasil, sendo então necessário avançar no desenvolvimento de instrumentos de políticas públicas que permitam a difusão de boas práticas de intervenções comprovadamente custo-efetivas e acessíveis à população.

Palavras-chave : centro de atenção psicossocial; serviços de saúde mental; transtornos relacionados ao uso de substâncias; terapia cognitiva; terapia comportamental.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License