SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2The Imperative of Autonomy: A Critical Reading from PsychoanalysisThe Uncanny´s Metapsychology and its Place on Psychic Constituition author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

LIMA, Sibely Joaquina Pereira  and  FERES-CARNEIRO, Terezinha. Experiência Subjetiva no Exercício da Monoparentalidade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 709-729. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61065.

Este estudo tem como objetivo investigar a experiência subjetiva no exercício da monoparentalidade. Foram entrevistados cinco mulheres e três homens, entre 35 e 58 anos, das camadas socioeconômicas médias da população urbana do Rio de Janeiro. Trata-se de famílias planejadas: uma com filho biológico, outra com filhos biológicos e adotados, e seis constituídas por adoção. Os resultados foram analisados conforme o método de análise de conteúdo, na sua vertente categorial. Da avaliação do material surgiram duas categorias de análise relacionadas às experiências subjetivas narradas pelos participantes: contexto da escolha e preconceito. Os resultados apontaram que a monoparentalidade foi o meio encontrado para realizar o desejo de ter filho(s) e o contexto dessa escolha é permeado por fatores socioculturais como religião, papéis sociais de gênero e, principalmente, conjugalidade, ressaltando a tendência na família contemporânea de separação entre parentalidade e conjugalidade. O preconceito atinge mais os homens que as mulheres, envolve questões de gênero relacionadas à afetividade, ao cuidado e à forma de construir família, e aponta para estereótipos atuantes no pensamento social que se presentificam, inclusive, em âmbito institucional.

Keywords : família; monoparentalidade; subjetivação; escolha; preconceito.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License