SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2A Metapsicologia do Infamiliar e seu Lugar na Constituição PsíquicaUso Moderado de Cannabis em Universitários e Habilidades Sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

ZANCAN, Renata Klein; MACHADO, Antônio Bonfada Collares; BOFF, Natália  e  OLIVEIRA, Margareth da Silva. Estresse, Ansiedade, Depressão e Inflexibilidade Psicológica em Estudantes Universitários de Graduação e Pós-Graduação. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 749-767. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61067.

Este estudo tem como objetivo examinar a prevalência de estresse, ansiedade, depressão, inflexibilidade psicológica, dados sociodemográficos, clínicos e acadêmicos e a relação entre essas variáveis, em uma amostra de estudantes de graduação e pós-graduação do Rio Grande do Sul, além de comparar esses dois grupos quanto aos resultados. Participaram da pesquisa 574 estudantes, com idade a partir de 18 anos, de diferentes cursos e universidades, sendo 357 da graduação e 217 da pós-graduação. Trata-se de um estudo transversal, de levantamento, com questionários de autorrelato e coleta online. Os Instrumentos utilizados foram: Ficha de dados sociodemográficos e acadêmicos; Escala de Ansiedade, Depressão e Estresse; Escala de Estresse Percebido; Questionário de Aceitação e Ação para Estudantes Universitários. Os níveis de estresse, ansiedade e depressão foram considerados altos nesta amostra. A inflexibilidade psicológica mostrou uma correlação significativa com essas variáveis e mostrou-se preditiva de estresse percebido. Os estudantes de graduação apresentaram índices de estresse mais elevados que os de pós-graduação. Sugere-se investir em estudos que incluam a inflexibilidade psicológica e o estresse como variáveis investigadas e também como foco de intervenções com esta população.

Palavras-chave : saúde do estudante; depressão; ansiedade; estresse psicológico.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License