SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Estrés, Ansiedad, Depresión e Inflexibilidad Psicológica en Estudiantes Universitarios de Pregrado y PosgradoNilton Campos y la Psicología Brasileña: Un Rescate Biográfico y Bibliográfico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

PORFIRIO, Jonas Caio Costa  y  FREITAS, Lucas Cordeiro. Uso Moderado de Cannabis em Universitários e Habilidades Sociais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 768-785. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61068.

Cannabis é a droga ilícita mais amplamente consumida no mundo. Tendo em vista a alta prevalência do uso, mostra-se importante o estudo sobre o uso desta droga e sua possível relação com as habilidades sociais (HS). Alguns trabalhos sugeriram que usuários poderiam apresentar déficits em relação a não usuários, entretanto outros não encontraram que usuários teriam um repertório deficitário. Portanto, os objetivos deste estudo foram (i) comparar o repertório de habilidades sociais de universitários usuários e não usuários de cannabis e (ii) investigar a relação entre habilidades sociais de universitários usuários de cannabis e as variáveis: frequência do uso no último mês, quantidade de cigarros por ocasião e idade de início do uso. Participaram do estudo universitários, sendo 30 usuários de cannabis e 30 não usuários. Os instrumentos utilizados foram: Inventário de Habilidade Sociais, Escala de Severidade de Dependência e um questionário sobre variáveis relacionadas ao padrão de uso. Nos resultados, não se encontrou diferenças significativas entre o grupo de usuários e não usuários. A frequência do uso no último mês se relacionou positivamente aos fatores Autoafirmação e HS globais. Conclui-se que os usuários moderados de cannabis não apresentam um repertório deficitário de HS em comparação com não-usuários.

Palabras clave : cannabis; habilidades sociais; uso de drogas.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License