SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue2Moderate Cannabis Use in College Students and Social SkillsHistory of the Concept Onanism in Psychiatry in the 18th and 19th centuries (Part 1) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

MENDONCA, Diego do Nascimento  and  HOLANDA, Adriano Furtado. Nilton Campos e a Psicologia Brasileira: Um Resgate Biográfico e Bibliográfico. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 786-804. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61069.

O presente trabalho centraliza-se no estudo da vida e da obra de Nilton Quadros Campos (1898-1963). Por meio do resgate de parte do legado bibliográfico do psiquiatra brasileiro, bem como de matérias jornalísticas e outras fontes documentais, foi construída uma narrativa biográfica que visa possibilitar uma compreensão de sua trajetória profissional, com subsequente exposição de algumas das principais ideias defendidas em sua obra. À medida que se dedicava aos trabalhos experimentais no Laboratório da Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro e às atividades de docência, crescia sua preocupação com os fundamentos da psicologia, sobretudo no que diz respeito às particularidades dos fenômenos psicológicos. Este posicionamento filosófico explica o encaminhamento que buscou direcionar para a psicologia em nível nacional. Campos defendia a autonomia do objeto psicológico frente às ciências naturais, mas entendia que a nova disciplina não possuía necessidade iminente de emancipação curricular, uma vez que deveria situar-se prioritariamente como campo de fundamentação para as práticas profissionais. Espera-se, assim, poder elucidar o modo de compreensão da ciência psicológica por um importante psiquiatra do século XX, contribuindo, por conseguinte, para a construção da memória da psicologia brasileira.

Keywords : Nilton Campos; história da psicologia; psiquiatria; epistemologia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License