SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Uso Moderado de Cannabis em Universitários e Habilidades SociaisA História do Conceito Onanismo na Psiquiatria dos Séculos XVIII e XIX (Parte 1) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MENDONCA, Diego do Nascimento  e  HOLANDA, Adriano Furtado. Nilton Campos e a Psicologia Brasileira: Um Resgate Biográfico e Bibliográfico. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 786-804. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61069.

O presente trabalho centraliza-se no estudo da vida e da obra de Nilton Quadros Campos (1898-1963). Por meio do resgate de parte do legado bibliográfico do psiquiatra brasileiro, bem como de matérias jornalísticas e outras fontes documentais, foi construída uma narrativa biográfica que visa possibilitar uma compreensão de sua trajetória profissional, com subsequente exposição de algumas das principais ideias defendidas em sua obra. À medida que se dedicava aos trabalhos experimentais no Laboratório da Colônia de Psicopatas do Engenho de Dentro e às atividades de docência, crescia sua preocupação com os fundamentos da psicologia, sobretudo no que diz respeito às particularidades dos fenômenos psicológicos. Este posicionamento filosófico explica o encaminhamento que buscou direcionar para a psicologia em nível nacional. Campos defendia a autonomia do objeto psicológico frente às ciências naturais, mas entendia que a nova disciplina não possuía necessidade iminente de emancipação curricular, uma vez que deveria situar-se prioritariamente como campo de fundamentação para as práticas profissionais. Espera-se, assim, poder elucidar o modo de compreensão da ciência psicológica por um importante psiquiatra do século XX, contribuindo, por conseguinte, para a construção da memória da psicologia brasileira.

Palavras-chave : Nilton Campos; história da psicologia; psiquiatria; epistemologia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License