SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número2Nilton Campos y la Psicología Brasileña: Un Rescate Biográfico y Bibliográfico índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

SIMIAO, Anna Rita Maciel  y  SIMANKE, Richard Theisen. A História do Conceito Onanismo na Psiquiatria dos Séculos XVIII e XIX (Parte 1). Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.2, pp. 805-825. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.61070.

O presente estudo pretende retomar a história do conceito de masturbação com foco em como ele se desdobrou de um conceito fundamental para a medicina geral para, posteriormente, um conceito importante no contexto dos primeiros estudos médicos e psicológicos sobre sexualidade humana, principalmente os estudos das perversões sexuais, principal campo explorado no final do século XIX e início do século XX. O artigo, primeira parte de um estudo divido em duas partes, pretende contemplar como se deu a ascensão e decadência dos estudos sobre a masturbação na medicina, partindo do surgimento do conceito onanismo e seguindo por meados do século XIX, quando ambos os conceitos se tornaram importantes dentro dos estudos das perversões sexuais. O ponto de desfecho é a obra de Albert Moll, famoso psiquiatra alemão e um dos pioneiros entre os teóricos da sexualidade humana a questionar abertamente a relevância do conceito de masturbação dentro das teorias da sexualidade.

Palabras clave : história da psicologia; história da psiquiatria; onanismo; masturbação; psicopatia sexual; Albert Moll.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License