SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Trabalho e Educação: Um Estudo de Caso com Professores de Escolas Rurais"Na prática, ela é muito complicada": Dilemas do Cotidiano sobre o Instituto da Guarda Compartilhada índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

MORAIS, Edclecia Reino Carneiro de; SANTOS, Maria de Fátima de Souza  e  ALESSIO, Renata Lira dos Santos. A Polêmica do Aborto: Reflexões Teórico-Metodológicas sobre uma Representação não Autônoma. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 869-888. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.62688.

Este artigo propõe uma reflexão teórico-metodológica sobre representações sociais não autônomas e polêmicas, a partir da análise estrutural sobre a representação social de aborto. Participaram da pesquisa 171 estudantes dos cursos de medicina, direito e enfermagem. Foi aplicado um questionário associação livre de palavras (TALP), com o termo indutor: aborto. Foi realizada uma triangulação metodológica, através das análises: prototípica, de similitude e de correspondências múltiplas (ACM). A estrutura representacional dos elementos mais salientes indicou consistentes polarizações de sentidos, levantando um questionamento sobre a existência de um núcleo central que exerça a função de locus de referência dessa representação social. A análise de similitude apontou dois núcleos de sentidos, a partir dos elementos morte e mulher. A ACM também destacou a polêmica presente nessa representação social, a partir dos dissensos intragrupo identificados. Esses resultados permitiram considerar que a representação social de aborto, aqui investigada caracteriza-se como uma representação não autônoma e polêmica.

Palavras-chave : representações sociais; aborto; universitários; abordagem estrutural.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License