SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Aprendizagem Cultural por Crianças de Dois Anos em seu Grupo de Brinquedo"Médico Disse que Era Só Psicológico": Analisando o Lugar da Psicologia no Campo da Saúde índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

LUSTOZA, Rosane Zétola. Esboço de uma Teoria Unificada da Angústia no Seminário 10 de Lacan. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1108-1126. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.62730.

Este artigo propõe o esboço de uma teoria unificada da angústia no Seminário 10, visando fornecer uma chave de leitura que permita conectar entre si as diferentes formulações nas obras de Freud e Lacan. A ideia de unidade deve ser entendida no sentido estruturalista. Isso significa privilegiar as relações e não os termos, ou seja, encontrar a regra de composição do conjunto dos conceitos. Partindo do par de oposição angústia como falta da falta x angústia como sinal do desejo, demonstra-se que os afetos que formam os termos do par possuem uma relação: enquanto o primeiro seria condição de possibilidade do desejo, o segundo supõe um desejo constituído. Discute-se a existência de uma angústia relacionada ao gozo e de uma angústia relacionada ao desejo, demonstrando que o desdobramento da fórmula da angústia encontra respaldo no texto freudiano. Argumenta-se que o par de oposição lacaniano corresponde ao par freudiano angústia automática x sinal de angústia. Conclui-se que, apesar da pluralidade das definições, é possível encontrar uma lógica que as atravessa.

Palavras-chave : angústia; trauma; desejo do Outro; gozo.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License