SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número3Repercusiones del Acceso a Redes Sociales en Personas Diagnosticadas con Anorexia NervosaEl Nombre y la Cosa: Sobre los Orígenes de la Psicología Como Ciencia índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versión On-line ISSN 1808-4281

Resumen

BONFIM, Flavia Gaze  y  VIDAL, Paulo Eduardo Viana. Encontros e Desencontros de Judith Butler com a Psicanálise. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.3, pp. 1200-1219. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.62735.

A proposta deste artigo é apresentar algumas considerações sobre o pensamento da filósofa Judith Butler, suas críticas à teoria de Lacan, bem como alguns contrapontos a seus argumentos críticos, com o objetivo de demarcar os encontros e desencontros de Butler com a psicanálise. Nesse percurso, identificamos que as críticas da autora se restringem ao primeiro ensino lacaniano, não levando em considerações os avanços das fórmulas quânticas da sexuação e a noção de sinthoma, como arranjo singular do falasser com o gozo. Além disso, constatamos também que seu questionamento em relação à psicanálise não impossibilitou que, para pensar o gênero, Butler se servisse do aparato conceitual da metapsicologia freudiana e lacaniana, especialmente da noção de pulsão. Concluímos que as críticas de Butler à psicanálise não precisam ser tomadas como um problema ou um entrave, visto que elas promovem uma exigência frutífera de precisão teórico-clínica, que irrompe na atualidade, para avançarmos no debate sobre as novas ordenações da sexualidade.

Palabras clave : Judith Butler; psicanálise; gênero; heteronormatividade; sexuação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License