SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 número especialCompreensão de Trabalho Decente entre Jovens com Baixa QualificaçãoInterferências das Residências Multiprofissionais em Saúde na Trajetória Docente de Psicólogos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

versão On-line ISSN 1808-4281

Resumo

SILVA, Welligton Magno da; TONDIN, Celso Francisco  e  QUEIROZ, Isabela Saraiva de. Experiências Familiares de Homens Gays: Cuidado e Proteção como Mecanismos de Manutenção da Heteronormatividade. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.spe, pp. 1395-1415. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.63947.

Neste artigo analisamos as experiências de preconceito vivenciadas no contexto familiar por universitários autodeclarados homens gays. A pesquisa, de caráter qualitativo, contou com a participação de cinco estudantes, selecionados intencionalmente por meio da técnica Snowball. Como instrumentos de coleta foram utilizados entrevistas narrativas e grupo focal, e os dados produzidos foram submetidos à análise crítica do discurso. Contatou-se que, embora a família, em suas diversas configurações, desempenhe um papel ativo na proteção de seus membros, isso não reflete, necessariamente, na promoção do seu bem-estar individual e/ou coletivo, uma vez que quando não problematiza a lógica heteronormativa acaba por reproduzi-la, configurando-se como espaço de controle e violência, ainda que sob o disfarce do cuidado e proteção. Concluímos que tais famílias (re)produzem mecanismos de poder pautados na heteronormatividade e colaboram para a manutenção das hierarquias produtoras de modos subalternos de existência, levando à não aceitação, ocultação e silenciamento das experiências de homens gays e podendo trazer inúmeros prejuízos para sua saúde mental.

Palavras-chave : família; heteronormatividade; preconceito; homofobia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License