SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 special issueIntersections between Gender, Race and Poverty in Women in the Northeast of BrazilPerception of Professional Development and Employability in Undergraduate Students: A Comparative Analysis author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Estudos e Pesquisas em Psicologia

On-line version ISSN 1808-4281

Abstract

BARONI, Daiana Paula Milani et al. A Experiência de Formação do Primeiro Grupo de Ouvidores de Vozes de Minas Gerais. Estud. pesqui. psicol. [online]. 2021, vol.21, n.spe, pp. 1500-1521. ISSN 1808-4281.  http://dx.doi.org/10.12957/epp.2021.64032.

Este artigo busca trazer contribuições em relação à experiência de escuta de vozes a partir da perspectiva de ação da Rede Internacional Intervoice, discutida aqui como uma das abordagens em saúde mental que preconiza a centralidade do sujeito, a importância de sua narrativa em relação ao processo de adoecimento e cura, bem como seu posicionamento ativo em seu percurso de cuidado. O movimento Intervoice, através da formação de grupos de ouvidores de vozes em todo o mundo, busca criar condições para que a experiência de escuta de vozes possa ser ressignificada, contribuindo assim para a construção de um caminho de superação por meio destas novas coletividades, para além da mentalidade até então operante de se instituir o fenômeno da escuta de vozes e seus efeitos secundários como partes do processo de loucura, doença mental ou transtorno. Propõe-se, deste modo, problematizar algumas práticas convencionais em saúde mental que focam no diagnóstico e silenciamento do processo, para que em seguida seja apresentada a proposta dos grupos de ouvidores de vozes e a realidade do grupo Ouvi Falá, criado a partir da experiência de um estágio em psicologia.

Keywords : grupo de ouvidores de vozes; saúde mental; recovery; intervoice.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License